Documentários #17 - Curta Metragem
Posted by Stallone Cobra | Posted in | Posted on 11/18/2013 07:31:00 PM
0
Bombas nucleares detonadas (1945 - 1998)
O artista japonês Isao Hashimoto criou um tenebroso mapa animado no qual aponta todas as detonações de bombas nucleares já realizadas no mundo. Para isso, no alto da tela, um calendário corre a partir de 16 de julho de 1945, data da primeira explosão de uma bomba nuclear, que ocorreu em um deserto do Novo México, nos Estados Unidos. Ao lado do calendário, as bandeiras dos países que já realizaram os testes com o “placar” para cada nação. Cada explosão é indicada no mapa-múndi como uma luz brilhante que por um segundo pisca no exato local onde ocorreu.
A última explosão foi realizada pelo Paquistão, em maio de 1998. Ficaram de fora dois testes que se suspeita que a Coréia do Norte tenha realizado na década passada. Ao final, o placar macabro de bombas nucleares detonadas: duas pelo Paquistão, quatro pela Índia, 45 pela China, 45 pelo Reino Unido, 210 pela França, 715 pela União Soviética e 1032 pelos Estados Unidos. Isso totaliza 2053 bombas detonadas no nosso planeta.
Ilha das Flores
Considerado pela crítica européia como um dos 100 mais importantes curtas-metragens do século. Divertido, irônico e ácido, Ilha das Flores trata de uma forma simples e didática a maneira que funciona o ciclo de consumo dos bens numa sociedade desigual.
Mostra toda a trajetória de um tomate, saindo do supermercado até chegar ao lixo. Um clássico do cinema de curta metragem nacional produzido em 1989.
Comments Posted (0)
Postar um comentário